O que Reciclar?




O que são materiais Recicláveis? 
Materiais recicláveis são aqueles que após sofrerem uma transformação física ou química podem ser reutilizados no mercado, seja sob a forma original ou como matéria-prima de outros materiais para finalidades diversas.
O que precisa ser feito para reciclar? 
Para reciclar um material é necessário que haja um processo de seleção prévia, isto é, a separação do lixo comum em papel, plástico, vidro, metal, orgânico e não recicláveis. Um processo de seleção muito conhecido atualmente é a coleta seletiva, que nada mais é do que um recolhimento de lixo feito seletivamente.
Após a separação dos resíduos, é preciso fazer uma nova triagem em subtipos de materiais para que estes tenham interesse comercial, como por exemplo, os plásticos são separados em plástico duro ou plástico mole, os metais em latão ou alumínio. Assim, todos os materiais recicláveis são selecionados em subtipos, geralmente por usinas de triagem como as da Prefeitura de São Paulo ou por cooperativas, que após este procedimento, compactam os materiais para facilitar o transporte e vendem para indústrias de reciclagem.
É importante saber que: 
Grande parte das indústrias de reciclagem só aceitam materiais que se encontrem dentro de uma quantidade mínima estabelecida, geralmente algumas toneladas, o que significa que muitas vezes as cooperativas ou usinas de triagem armazenam estes materiais por um longo tempo até conseguir a quantidade necessária em toneladas para vender. Quando esses materiais possuem restos de comida ou gordura, acabam atraindo ratos e baratas que podem transmitir doenças para os seres humanos, daí a importância em lavar os materiais em casa antes de mandá-los para a reciclagem.




>>> PAPEL 
Aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos, impressos em geral.

Que cuidados devo ter?
Devem estar secos, limpos (sem gordura, restos de comida, graxa), de pereferência não amassados. As caixas de papelão devem estar desmontadas por uma questão de otimização do espaço no armazenamento.




>>> PLÁSTICOS
Tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes. Embalagens Tetra Pak podem ser separadas juntamente com o plástico.
Que cuidados devo ter?
Potes e frascos limpos e sem resíduos para evitar animais transmissores de doenças próximo ao local de armazenamento.


>>> METAL
Latas de alumínio (ex. latas de bebidas), latas de aço (ex. latas de óleo, sardinha, molho de tomate), tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros..
Que cuidados devo ter?
Devem estar limpos e sempre que possível reduzidos a um menor volume (amassados).


>>> VIDROS
Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos, embalagens.
Que cuidados devo ter?
Devem estar limpos e sem resíduos. Podem estar inteiros ou quebrados. Se quebrados devem ser embalados em papel grosso (jornal ou craft).


>>> LIXO ORGÂNICO 
Restos de comida em geral, cascas de frutas, casca de ovo,sacos de chá e café, folhas, caules, flores, aparas de madeira, cinzas. A princípio todo o lixo orgânico é enviado juntamente com o não reciclável, para aterros sanitários, lixões ou usinas de incineração. Mas existe outra finalidade para estes resíduos que é a compostagem. No lixo orgânico para compostagem deve-se evitar: Gorduras, lacticínios, carne peixe e frutos do mar, cinzas em grande quantidade. Facilite e colabore com o processo de reciclagem: muitos produtos recicláveis acabam sendo perdidos devido a mistura com restos de alimentos.
Separe o lixo em casa!








Vantagens da Compostagem:
  • A compostagem fornece um material rico em nutrientes que melhora o desenvolvimento de plantas, jardins e relvados.
  • O composto actua no solo como uma esponja, ajudando o solo a reter a humidade e os nutrientes.
  • O composto ajuda a melhorar as características de solos, quer sejam solos argilosos ou arenosos, concedendo-lhes outra estrutura.
  • Os solos ricos em composto são menos afectados pela erosão.
  • O uso de composto aumenta os nutrientes desse solo, reduzindo o recurso ao uso de fertilizantes químicos.
  • A compostagem dos resíduos reduz significativamente a quantidade de resíduos a depositar em aterro.


Fontes:
IB USP - Materiais reciclaveis (http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/reciclaveis.htm)
Projeto Compostagem no Seixal (http://www2.cm-seixal.pt/compostagem/oquee/oquee.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...